A PJMP no Brasil - INTRODUÇÃO

Há cerca de 32 milhões de jovens no Brasil: 25% da população na faixa de 15 a 24 anos. Em 1960, o número de jovens na América Latina era de 38 milhões e meio, em 1980, 73 milhões e 300 mil; de modo que, nestes 20 anos, a população jovem dobrou.

O papel que o jovem desempenha hoje será a garantia do papel que, como adulto, desempenhará amanha. Os jovens se encontram na etapa em que se fazem grandes opções, que decidem o futuro de sua vida. Através da Pastoral da Juventude, a Igreja "apoiará os jovens, principalmente de bases populares, a tomarem consciência de que são marginalizados por estruturas sociais desagregadoras...”

Os documentos de Medellín e Puebla apontam os jovens como agentes importantes na transformação da sociedade e renovação da Igreja, porque nossas vidas moldam a face do mundo de hoje e de amanhã.

A nossa sensibilidade aguda diante de tudo o que é a negação da liberdade faz parte de uma convicção mais ampla de nosso tempo:

“A consciência da liberdade e da dignidade do homem, conjugada com a afirmação dos direitos inalienáveis da pessoa e dos povos, é uma das características predominantes do nosso tempo. Ora, a liberdade exige condições de ordem econômica, social, política e cultural que tornem possível o seu pleno exercício. A viva percepção dos obstáculos que a impedem de se desenvolver e ofendem a dignidade humana encontra-se na origem das fortes aspirações à libertação que hoje fermentam em nosso mundo" ( Instrução Sobre a Liberdade Cristã e a Libertação ).
 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::