A Organização da PJMP

Sem articulação entre si nos diferentes níveis da Igreja, os grupos de jovens se fechariam numa visão parcial e limitada.

Esta articulação permite: o intercâmbio de experiências, com discussões que levam à sistematização destas e de reflexões com outros grupos; a preservação da memória histórica; e a manutenção da fidelidade à ação evangelizadora e ao sentido de Igreja.

Por isso, é necessário que os jovens de uma paróquia, das paróquias da mesma área, as áreas de uma mesma diocese, das dioceses de um mesmo regional e os regionais de um mesmo bloco do País e do próprio Continente..., se articulem entre si, para que a Pastoral da Juventude realize organicamente sua missão evangelizadora.

A pastoral da Juventude só pode ser verdadeiramente pastoral à medida que estiver articulada com a pastoral de conjunto, enraizada nas igrejas locais, onde assuma os desafios próprios delas. No trabalho pastoral, os bispos, os padres, religiosos e religiosas exercem serviço de unidade e comunhão. Por isso, é necessário manter estreito e verdadeiro diálogo de interpretação com os vários serviços pastorais. Este diálogo é que permite o sábio confronto, a participação aberta e o planejamento que promove a participação co-responsável de todos nas decisões, na tarefa e na avaliação.
 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::