ORGANIZAÇÃO ARQUIDIOCESANA / DIOCESANA

A PJ deve estar aberta à pastoral diocesana e nela inserida. Por isso, em cada diocese, deve existir uma coordenação ( comissão ) da Pastoral da juventude que seja instrumento de reflexão, planejamento, execução e avaliação do desenvolvimento orgânico da PJ, bem como coordenador de todas as expressões que se manifestam na diocese.

A equipe diocesana deve ser formada por pelo menos um representante da igreja local (sacerdote, religioso ou leigo ) e por jovens representantes dos grupos de base.

Esta articulação favorece a existência de uma só pastoral da juventude como expressão do esforço evangelizador da juventude desta Igreja particular. A equipe deve estar impregnada de forte espírito de serviço, ter visão clara da realidade diocesana e ser formada por pessoas capazes de criar comunhão e participação. Suas funções principais são:

* Oferecer apoio, orientação e acompanhamento às coordenações paroquiais existentes, e promover a criação de outras novas;
* Manter comunicação direta com a pastoral de conjunto e com o Organismo Episcopal da juventude em nível nacional, levando a voz da diocese e fazendo chegar a esta a coordenação e a ação pastoral determinada para estes níveis.
 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::